ONG Parceira do PortoWeb

Lopo Gonçalves


A rua inicia na Avenida João Pessoa e termina na Rua João Alfredo.
                                                                                                           
Lopo Gonçalves Bastos, comerciante e político atuante, tendo sido vereador em Porto Alegre várias vezes, foi fundador da Praça do Comércio (Associação Comercial) e também do Banco da Província do Rio Grande do Sul, integrando sua 1ª diretoria. Foi benemérito da Santa Casa de Misericórdia e, e prior da Ordem Terceira de Nossa Senhora das Dores, tendo ajudada na  construção da Igreja. Faleceu em 1872 e seus herdeiros, em 07/dezembro/1883 doaram à Câmara Municipal em “benefício do trânsito e servidão pública” 60 palmos de terreno em frente a Várzea (Parque Farroupilha) e fundos a Rua da Margem (João Alfredo).

A finalidade deste 60 palmos era abrir uma nova rua, logo aceita pelos vereadores, que em 1884/85 trataram de regularizar e para tal  fim solicitaram a desapropriação de pequenos prédios da Rua da Margem.

Na planta municipal de 1888 e todas posteriores aparecia a Rua Lopo Gonçalves, que na Estatística  Predial registrava 44 casas térreas.

Em 1901, conforme relatório do Intendente José Montaury foi construída uma ponte de madeira com 32 m de comprimento sobre o riacho, para que facilitasse  o movimento dos cavaleiros e peões. Hoje, este trecho pertence a Rua Miguel Teixeira.

Em 1911, a Intendência Municipal continuando seus trabalhos urbanísticos, aterrou uma lagoa entre a Rua Lopo Gonçalves e a Travessa Harmonia que ligava as Ruas Gen. Lima e Silva e José do Patrocínio. Esta Travessa Harmonia, hoje é a Rua Alberto Torres.

A Rua Lopo Gonçalves, então era adjacente ao “salão campestre” da família Gonçalves Bastos que motivou seus amigos da Câmara homenagear ao dedicado cidadão em Ata de 04/fevereiro/1884/Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
 
Alzira Dornelles Bán
 



A+-     A  ?
» contatos

Rua Barão do Gravataí 518/205
CEP 90050-330
Porto Alegre - RS

 (51) 9213-1777
 Fale Conosco


Desenvolvimento PROCEMPA