ONG Parceira do PortoWeb

Acessibilidade

A Internet pode ser uma grande capacitadora e fonte de liberdade e habilidade para audiências portadoras de deficiências, oferecendo os recursos necessários para que encontrem as informações que necessitam. Por esse motivo, desenvolvemos dispositivos e sites acessíveis que garantem o pleno acesso às informações pelos portadores de deficiência visual. Além disso, a iniciativa atende as diretrizes e normas estabelecidas por e-MAG, W3C, WAI, a partir do Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004.

Os dispositivos acessíveis nos nossos sites são direcionados aos que têm alguma inaptidão sensorial visual (parcial ou total). O termo deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico, cirúrgico e uso de óculos convencionais.

Acessando os conteúdos dos sites do PortoWeb, as pessoas portadoras de necessidades visuais especiais obtêm informações na Internet navegando pelas páginas de maneira mais adequada. Os sites podem ser lidos por navegadores aurais, pelo teclado, por mouse ou mesmo por comando de voz. As adaptações foram estruturadas para oferecer informações em diversos formatos auxiliando a navegação de quem usa tecnologias específicas para assistência. Uma Web acessível e que permita a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade é fundamental para proporcionar oportunidades iguais para todos nas diversas áreas.

Saiba como funciona:

Para navegadores aurais existe, ainda, uma lista especial que permite escolher acessar diretamente o menu, o conteúdo ou a busca no site. Para isso, abasta usar os comandos de atalho do teclado:

  • Menu – Tecle “ALT + m” no Internet Explorer ou “ALT + SHIFT + m” no FireFox e outros navegadores baseados nos padrões W3C.
  • Conteúdo – Tecle “ALT + c” no Internet Explorer ou “ALT + SHIFT + c” no FireFox e outros navegadores baseados nos padrões W3C.
  • Busca – Tecle “ALT + b” no Internet Explorer ou “ALT + SHIFT + b” no FireFox e outros navegadores baseados nos padrões W3C.
A+-     A  ?
» Contatos

Porto Alegre - RS


(51) 9195.0910


Fale conosco








Desenvolvimento PROCEMPA